Pesquisar este blog

domingo, 22 de fevereiro de 2015

No Poo, Low Poo, o que é isso? (Curli Girl, Garota Cacheada)


Oi meninas e meninos,
como  disse no outro post http://madameantoineep.blogspot.com.br/2015/02/a-historia-do-meu-cabelo-progressivas.html estou usando o cabelo cacheado, e meu cabelo sempre teve  dificuldade de definição, fica cacheado só no dia que lavo e depois perde a forma e fica estranho, ainda mais depois de alguns anos fazendo progressivas, por isso resolvi testar a técnica No Poo.
Nesse post vou explicar o que é de forma resumida:

No Poo original
O No Poo começou quando algumas pessoas resolveram que não teriam tanta dependência em cosméticos, e começaram a questionar a sua composição, se realmente tudo que está nos produtos é realmente seguro e não são tóxicos, se realmente podemos colocar tudo isso em contato com o nosso corpo. Sobre esses questionamentos dá uma olhada nesse vídeo: A história dos cosméticos https://www.youtube.com/watch?v=sxFZqT8Njkk .

Essas pessoas resolveram desenvolver técnicas mais naturais para fazer a higiene, e criaram quatro formas naturais de lavar os cabelos: 
1. Simplesmente lavagem com água morna e massagear o cabelo.
2. Com bicarbonato de sódio.
3.Mistura de metade de vinagre de maçã e metade de água.
4. Sabões feitos pelo processo de saponificações( quando se faz sabão a partir de óleos, o processo original de fazer de sabão).

Essas pessoas também não usavam cosméticos para condicionar os cabelos, usam duas técnicas principais:
1 Com vinagre de maçã com concentração menor: Uma colher de vinagre de maçã para 1/2 litro de água, nesse caso o vinagre age como um condicionado e ajuda a fechar as cutículas dos cabelos.
2. Usar óleos vegetais, óleo de coco, azeite  de oliva é etc..

Adendo: Minha vó quando vivia na roça, há muitos anos, fazia um No Poo original, mas com algumas diferenças, usava sabão feito em casa e condicionava com tutano de boi. E usava também algumas plantas, só que ela faleceu no inicio desse ano, infelizmente não saberei quais ervas eram.

No Poo moderno

É uma técnica desenvolvida por uma cabeleireira britânica que trabalha nos Estados Unidos, Lorraine Massey, essa técnica está descrita no livro Curly Girl, ou Garota Cacheada, nesse livro ela diz que não se pode usar certos produtos e técnicas no cabelo cacheado, porque tem a tendência de serem mais secos, porque alguns componentes  deixariam os cabelos mais secos ainda.
Ela diz que cinco componentes devem ser evitados ou diminuídos no cuidado com os cabelos:
1.Não usar shampoo com sulfatos.
2.Não usar shampoos ou condicionadores com silicones.
3.Não usar calor: Chapinha e secador.
4.Não usar pentes para desembaraçar os cabelos, você deve desembaraçar os cabelos só com os dedos.
5.Usar fronhas de cetim nos travesseiros,  pois segundo ela a fronha de algodão absorve a hidratação do seu cabelo enquanto você dorme.

No No Poo você não utiliza nenhum silicone solúvel ou insolúvel em água, nem sulfatos, nem parafina, óleos, minerais e petrolatos.  
No Low Poo você pode usar silicones solúveis, e sulfatos leves, e diminuir ao máximo o uso de sulfato, e não utilizar nenhum tipo de óleo mineral, parafina ou petrolato.

Por que não usar esses componentes? Os silicones e óleos minerais simplesmente fazem uma maquiagem no seu cabelo sem tratar o fio, dando uma falsa aparência de bem cuidados, eles na verdade encapam o cabelo impedindo que o tratamento penetre profundamente no fio. Evita-se esses componentes com o objetivo de não necessitar do sulfato, que é um detergente forte de limpeza que é capaz de remover os silicones, óleos minerais e petrolatos,  só que essa limpeza é exagerada, remove os óleos que não precisariam ser removidos. Então, você entra num circulo vicioso, tirando tudo que tem de hidratação do cabelo, e , consequentemente,você tem que fazer bastante hidratações e tratamentos com produtos cheios de silicones e petrolatos, gastando muito dinheiro, para repor a hidratação perdida com o sulfato. 

Como eu sei se o shampoo tem sulfato ou não?
Se você olhar na parte de trás do seu shampoo e ele tiver qualquer uma dessas substâncias :

Lista de Sulfatos Fortes: Sodium Laureth Sulfate, Sodium Myreth Sulfate, Sodium Lauryl Sulfate, Ammonium Lauryl Sulfate, Ammonium Laureth Sulfate, Sodium C14-16 Olefin Sulfonate, TEA Lauryl Sulfate, TEA-dodecylbenzenesulfonate, Sodium Alkylbenzene Sulfonate, Ammonium or Sodium Xylenesulfonate. (Evitados no No e Low Poo)

Lista de Sulfatos Fracos: Sodium Cocyl Isethionate, Sodium Lauryl Sulfoacetate, Sodium Socoyl (or lauryl/lauroyl) Sarcosinate, Ethyl PEG-15 Cocamine Sulfate, Dioctyl Sodium Sulfosuccinate, Sodium Lauryl Glucose Carboxylate, Methyl Cocoyl or Lauryl Taurate - mild, derived from coconut fatty acids, Sodium Cocoyl Glycinate. (Esporadicamente utilizados do Low Poo)

Como eu sei que o shampoo ou condicionador tem algum tipo de silicone insolúvel ?
Se você olhar na parte de trás do seu shampoo ou condicionador e ele tiver qualquer uma dessas substâncias :

 Lista de Silicones Insolúveis: Trimethylsilylamodimethicone, Amodimethicone, Cyclopentasiloxane, Cyclomethicone, Dimethicone, Cetyl Dimethicone, Cetearyl Methicone, Dimethiconol, Stearyl Dimethicone, Phenyl Trimethicone, Simethicone, Polydimethylsiloxane, Methicone, Dimethylpolysiloxane.


Lista de Óleos Minerais: Petrolatum/petrolato, Mineral Oil/óleo mineral, Parafinum Liquid/parafina líquida, Vaselina, isoparafina e isododecane.

Se não uso sulfato para limpar o cabelo, que produto vou usar?
A maioria das pessoas usam o Co-Wash,  redução do termo "conditioner washing" ou"lavar com o condicionador", em português, que precisam ser condicionadores sem silicones e petrolatos e etc. Massageando o couro cabeludo com o condicionador. Quem faz No Poo só lava o cabelo com condicionador, e quem faz Low Poo lava com shampoo de vez em quando.

Substância "mágica" que limpa as silicones insolúveis sem agredir muito o cabelo:
Cocoamidopropyl betaine. Também pode ser encontrado como: Cocobetaine , Cocamidopropyl Betaine, Cocabetaine e cocoamphopropionate.) Quem faz Low  Poo pode intercalar Co-Wash com a lavagem do cabelo com produto com esse componente.
Limpeza mais profunda de mês em mês:com  bicarbonato ou vinagre de maçã.

Fontes:

TUDO sobre No e Low Poo | Mari Morena https://www.youtube.com/watch?v=IlH_uXmMAug

http://www.patricinhaesperta.com.br/tag/lorraine-massey/

Produtos liberados para as técnicas No/Low Poo  https://docs.google.com/document/d/1JOPUQSfvgARB3rJHSf6gQ1mgPqH9EskKC_smkvfAyAc/edit

 Veja o teste que estou fazendo com No Poo: https://www.youtube.com/watch?v=DLSXJuAPNAA


Segunda parte do teste sobre No Poo: https://www.youtube.com/watch?v=O0F2DFr7jXo


Nenhum comentário:

Postar um comentário